Descrição básica

Oi! Esse blog é um lugar para colocar as traduções do jogo Super Dangan Ronpa 2, para português (brasileiro, mas eu acho que serve para PT também). Tomara que gostem do que fazemos!
Para a lista dos capítulos, é só clicar aqui.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Super Dangan Ronpa 2 - Capítulo 1, Class Trial parte 6



 Bem, então. Estamos quase prontos para o clímax do julgamento, mas...
 Antes, teremos um quiz curtinho! 
 Hoeh? O que é isso, do nada?! 
 Eu desafio quem já saiba quem é o culpado nesse momento a apontá-lo.
 Quem falhar vai ter o arquivo salvo corrompido, mas...
 Acho que irei recompensar quem acertar com um bilhão de ienes.

((O equivalente a cerca de R$ 29.950.000)) 

 U-um bilhão de ienes?! 
 Quem ainda não souber quem é o culpado vai simplesmente seguir sem responder, é claro.
 Então, o que escolhem, bastardos?! 



Continuar / Adivinhar o culpado 



 Era mentira! Não era uma escolha verdadeira!! 
 De jeito nenhum eu vou deixar vocês adivinharem o culpado agora! 
 Eu não vou dá-los um bilhão de ienes, também não! 
 Seu demônio! Você é mesmo um demônio!


Trial 13 (raw) (Youtube via Polsy) 
Trial 13 (sub) (Youtube via Polsy) 





 Sou a Monomi! E agola, meu colação está batendo muito rápido! 



 Byakuya Togami-kun, que ela o líder de todos, foi morto... E dizem que um dos meus alunos é o culpado!



 Não! Eu não acledito! Eu nunca vou acleditar! 



 Digo... A única coisa na qual eu acledito é em meus alunos.



 Então… Façam o seu melhor, pessoal! E lemblem-se - salve semple! 




 Bem, então. O que temos que fazer, agora? 
 Se concordamos que a faca não foi a arma do crime, então nenhuma evidência me aponta como assassino. 



 V-você deveria ficar calado! Isso é uma decisão para o resto de nós! 



 E-ele disse que foi empurrado de baixo da mesa... Mas não temos certeza disso, temos?



 Os pretenciosos estão corretos. O fato de que outra arma foi usada não deveria remover nossas suspeitas… 



 M-mas tem mais uma razão pela qual o Komaeda-san não pode ser o culpado...



 Huh?! Tem mais?! 



 Todos concordamos que o culpado matou Togami-san debaixo da mesa... não? 



 Isso é um... problema? 



 Um… Eu acho que o Komaeda-san está limpo demais para ser o culpado. 



 Ah! Alguém que finalmente elogia minha higiene pessoal! Nem mesmo a minha mãe me elogiou na vida! 



 Uyu… Ah! Não! Não é isso que eu quero dizer! 

Oh… Eu entendo. Quando a Tsumiki chama o Komaeda de "limpo", ela quer dizer… 



Ele não tinha sangue nas roupas / Ele não estava empoeirado / Ele não estava machucado / Ele não carregava uma arma 



ENTENDO! 



 O que você quer dizer é que o Komaeda não está sujo de sangue, correto? 



 S-sim! Isso!



 Digo... Havia muito sangue espalhado sob a mesa, não é? 
 Havia manchas de sangue até na toalha de mesa... 



 Se ele tivesse matado Togami sob aquela mesa, seria estranho não ter sangue nele...



 Oh? Como podem ver, não tem sangue em mim.



 Talvez... Ele tenha usado algo para se cobrir do sangue! 



 Mas, o que é esse "algo"? Havia algo que poderia ter sido usado para não me sujar?
 Oh… Na verdade, havia. Não é mesmo, Hinata-kun? 

Havia, mesmo. Algo que o permita não se sujar de sangue...



Toalhas de mesa na Sala de Depósito 



POSSO PROVAR COM ISTO! 



 Havia uma toalha de mesa com sangue na sala de depósito... É disso de que você está falando? 



 Se tinha sangue nela, deve ser! O Komaeda deve tê-la usado para evitar o sangue!



 Mas, foi encontrado na sala de depósito, não? Devemos acreditar que foram carregados àquela sala, após o assassinato?



 Você quer dizer, depois que as luzes voltaram? O que ele faria se alguém o visse?



 Isso mesmo... Aquela toalha de mesa era bem grande, então carregá-la para escondê-la...



 Além disso, já era difícil o suficiente pegar a faca no escuro. Esfaquear alguém enquanto enrolado numa toalha de mesa ainda mais...



 Eu não acho que o pessoal mais talentoso nessa sala faria isso... Ainda mais alguém no meu nível.



 E-então... O que isso quer dizer…? 



 ………… 
 Talvez... O culpado não tenha esfaqueado Togami-kun debaixo da mesa. 



…Eh? 



 Impossível. Que a vítima morreu sob a mesa é indiscutível.



 Com o sangue espalhado na toalha de mesa... É claro que foi lá que o Togami-san foi morto...



 É verdade. O Togami-san foi perfurado sob a mesa. Mas... Não significa que era lá onde o assassino estava.



 Francamente, isso não faz nenhum sentido! 



O lugar onde Togami foi esfaqueado e o lugar onde o culpado estava... Eram distintos?



 Oh? Hinata-kun… Seu rosto mostra que você está próximo de descobrir algo.



 M-mesmo?! Você entendeu esse… enigma que ela disse?! 



 Eu sinto como se estivesse prestes a entender... Mas ainda é vago...



 É um local que está ao mesmo tempo debaixo e não está debaixo da mesa. É a única coisa que faz sentido!



 Se você pensar bem... Deixar seus conceitos de lado... E escolher a resposta certa! ... Eu acho.

Tutorial:
Chegou a hora de encontrar uma palavra-chave importante. Isso é feito através do "Anagrama Brilhante (Melhorado)".
O propósito desse estágio é alinhar as letras na ordem correta e fazer uma palavra-chave relacionada ao caso.
O “Anagrama Brilhante (Melhorado)” é como um quebra-cabeças.
Várias letras vão voar de cada direção da tela. Há apenas duas regras das quais você deve lembrar...
(1) Quado duas letras diferentes se tocam, você leva dano.
(2) Quando duas letras iguais se tocam, elas se fundem.
Você deve fazer com que letras iguais se toquem, evitando o encontro de letras diferentes...
Esse é o básico.
As ferramentas que lhe damos para conseguir isso se chamam "Pegar" e "Soltar".
Mova o cursor. Quando ele estiver apontando para uma letra, aperte o botão do círculo e pegue-a!
Chamamos isso de "pegar a letra".
Mantenha em mente que você pode ter apenas uma letra de cada vez.
Quando você pega uma letra, apertar o botão de círculo vai soltá-la onde o cursor estiver.

Chamamos isso de "soltar a letra".
Use pegar e soltar para mover as letras e fazer os pares corretos se tocarem.
Quando você obtém sucesso em juntar duas letras iguais, elas se fundem. Letras fundidas ficam maiores e param no lugar.
Quando você aponta para uma letra fundida e aperta o botão de círculo, a letra explode e é removida do local de jogo.
Chamamos isso de "explodir as letras".
Agarre com o botão de círculo! Solte com o botão de círculo!

Esse botão é incrível!
Mas... Você não pode passar de jogo apenas explodindo letras.
Afinal, o propósito do "Anagrama Brilhante" é completar uma palavra.
Apertando o botão de quadrado, você pode relembrar a questão a ser resolvida. Por favor tente achar uma resposta razoável para essa questão.
E para assegurar a resposta...
Você pode segurar o botão de triângulo, em vez do botão de círculo, para mirar nas letras fundidas.
Quando você o fizer, a letra fundida explode, mas é mandada para o quadro de respostas.
Se a letra estiver correta, será adicionada à resposta. Se não, vocé levará dano.
A letra deve ser assimilada na ordem cera. Por favor, reflita na resposta ao ver as letras voando.
Aliás… Se voce deixar uma letra fundida na tela por muito tempo, ela vai se autodestruir.
Isto vai te causar dano, então tente não deixar as letras fundidas sozinhas por muito tempo.
Uau… Essa explicação foi longa… Espero ter sido claro.
… Talvez seja melhor para você apenas tentar.
Você pode apertar o botão de START para ver a explicação dos controles.
O resto é com você… Desejamos-lhe boa sorte.

Phase 9 (raw) (Youtube via Polsy) 
Phase 9 (sub) (Youtube via Polsy) 



O local em que Togami foi esfaqueado e o local em que o culpado o esfaqueou... Não eram o mesmo.

"Pense nisso, deixe seus concceitos de lado, e escolha a resposta certa"... Ela faz parecer tão fácil… 



Eu sinto... Algo em minha mente...

Só mais um pouco... Até que eu alcance a resposta!



COMEÇO DO ANAGRAMA BRILHANTE 








E S P A Ç O S O B A S T Á B U A S 

MAS É CLARO! 



Trial 14 (raw) (Youtube via Polsy) 
Trial 14 (sub) (Youtube via Polsy) 



 Entendi... O culpado perfurou Togami pelo espaço sob as tábuas do chão, não foi?! 



 E-ele foi esfaqueado por debaixo do chão?! 



 O chão da velha cabana é cheio de espaçamentos, e o tapete não alcançava aquela mesa.
 Se alguém empurrasse uma arma por um daqueles espaços... Eles provavelmente conseguiriam matar Togami.



 Nesse caso, o culpado teria que achar um meio de entrar debaixo do chão. Como ele fez isso? Onde está a entrada?



 Eu não sei... Mas tenho uma ideia de quem pode saber

Um de nós definitivamente esteve lá... Recentemente! Ele deve saber um jeito de entrar lá!



SUGIRA UM SUSPEITO! 





SÓ PODE TER SIDO VOCÊ! 



 Ei, Tanaka... Você deixou seu brinco cair no salão, não?



 Você quer dizer, O Brinco do Cão? 



 Aquele brinco… 



 … Você quer dizer, O Brinco do Cão



 … O Brinco do Cão... Acabou caindo no chão, certo? 



E-está lá… 
Está lá! Meu Brinco do Cão!! 
Fuha! Fuhahaha! Deus favorece apenas Gundam Tanaka! 
Que bom. 
…………
… Mas, como eu pego ele de lá? 
Minha mão não cabe entre as tábuas, e não acho que ferramentas possam alcançá-lo... 



 Hmhmhm… Longa e árdua foi a procura. Ao fim, estava eu pronto para descontar e mandar a cabana aos confins do inferno… 



 Mas, assim como as antigas profecias diziam, O Brinco do Cão sempre encontra seu caminho de volta a seu dono! 



 Aquele brinco... Está na sua orelha agora, não? 



 Eh? Então, você…?! 



 O Tanaka não tinha o brinco durante a invesigação...



 Mas logo antes do julgamento ele o tinha novamente. 



 Isso significa que, durante a investigação, ele arranjou um jeito de conseguir seu brinco de debaixo do chão. 



 E então, ele sabe uma maneira de chegar lá?



 Hmhmhm… Não me surpreende que seus olhos de palermas não puderam ver a verdade… 



 Mas vocês são realmente inferiores! O poder dos Quatro Deuses Sombrios da Destruição encontra todo mísero objeto à distância! 



 Contemplem o poder de seu Quarto Olho do Mal! 
 Sim... Diante deste olho maligno, caos visual torna-se ordem! 



 O que eu vou fazer?! Escutá-lo já é vergonhoso o suficiente! 



 GRAAAAAH! EXPLIQUE ALTO E EM BOM SOM, COMO UM HOOOMEEEM! 



 Que seja, então! Contarei-vos! A resposta para este mistério jaz na sala de depósito!







 O “Falcão Prateado da Miragem” Cham-P dos Quatro Deuses Sombrios da Destruição percebeu dentre o caos.
 Ele descobriu a "Passagem da Perdição" disfarçada dentre das pilhas de caixas… 
 Eu então adquiri um isqueiro do supermercado e adentrei o espaço, sem medo do perigo adiante… 
 E lá eu clamei o pingente da minha batalha solitária... O Brinco do Cão, meu novamente!



 Fuaahahaha! Agora sabes de meus poderes... Estás tremendo de medo? Ou vai ajoelhar-se eme reverência? 



 Tem certeza de que não está exagerando nem um tiquinho? Você não é só um criador?



 Enfim... Parece que ele entrou no espaço sob as tábuas. 



 Nesse caso, também foi por aí que o culpado entrou. 



 Não parece que as paredes da cabana também limitam o espaço de baixo, então não seria muito longe o salão da sala de depósito.



 Hmm… Se ele foi pela sala de depósito, isso explicaria o porquê da toalha de mesa estar lá. 



 O culpado entrou no espacinho do chão pela sala de depósito e enfiou a arma tipo "fwap" no Byakuya-chan! 



 Hmmm… Foi isso mesmo que aconteceu? 



 Pode nao ter sido fwap… Talvez algo mais adequado para uma massa maior, como splat



 Não, eu não estava falando do efeito sonoro… 



 Se alguém entrou no espaço debaixo do chão, significa que ele teria que sumir da festa, não é?I
 Mas… Ninguém fez isso… Fez? 



 Nese caso, o culpado é alguém que sequer esteve na festa. Tudo o que ele teve que fazer foi entrar no chão e esperar lá.



 … Relembrem-me. Quem não estava na festa? 



 Eu não estava, mas... Estava guardando a entrada. A Monomi pode confirmar isso... Certo?



 Sim, a Monomi aqui pode confirmar isso! 



 Eu não acho que valha a pena repetir, mas... Eu estava no banheiro, e não podia sair...



 Eu estava na cozinha na maior parte do tempo, mas levei comida ao salão de vez em quando. 



 Um… Então a pessoa que não estava na festa era… 



 Tudo o que posso dizer, pelas fotos… 



 … Ele é o único, não é



 ………… 



 Eba! Isso prova! 



 I-isso não prova nada! Eu não sou a porra do culpado! 



 Você não é…? Quem mesmo dizia que não hesitaria em matar nenhum de nós? 



 Cale a sua boca! Eu vou te matar! 



 Veem? Aí vai ele! 



 Oh, chegamos à parte boa. Finalmente um pouco de animação para aproveitar!

Tutorial:
Boas novas! Conseguimos permissão para usar o "silenciador".
Use-o ao apertar o botão de círculo. Não há liites para seu uso.

Ao usar o silenciador, você pode destruir o "barulho branco".
Quando você atira com sucesso no barulho branco, você ganha uma pequena fração de tempo.
Por outro lado, se você tentar silenciar qualquer coisa que não seja barulho branco, você vai perder uma outra fração de tempo.
Portanto, pedimos que só use o silenciador no barulho branco.
Se você escolheu o modo de dificuldade "gentil", o barulho branco nem vai aparecer, e então...
… Mesmo que você ainda possa usar o silenciador, não vai adiantar muita coisa.
Isso é, a menos que você goste do "bang bang" que ele faz. Eu entendo. Não é um ótimo som?
Bang! Bang bang! Bangbangdangbangbang!
Você pode apertar o START a qualquer momento para uma explicação dos controles.
O resto é com você... Desejamos-lhe boa sorte. 

Phase 10 (raw) (Youtube via Polsy) 
Phase 10 (sub) (Youtube via Polsy) 



COMEÇO DA DISCUSSÃO 



Balas de Evidência: Depoimento de Souda / Depoimento de Nidai / Depoimento de Mioda / Depoimento de Hanamura / Depoimento de Nanami



Durante a festa, o culpado… 



Ficou esperandk debaixo do chão, comouma  barata. 
Com a altura do Kuzuryuu…
Sim, é possível…
 




Nesse caso, ele não apenas teria a visão perfeita das calcinhas das meninas… 
Só você faria isso… 



… Ele não teria que ir à sala de depósito quando estava escuro! 



E aí, Fuyuhiko-chan?! 



Não fiquem me colocando como culpado!
Essa reação é muito suspeita! 



Mas, depois que a festa começou… 



… Ninguém mais te viu.



Significa que você não tem álibi
Eu concordo com a maninha Koizumi!
Essa garota…! 



Ser alvo de suspeitas é apenas ummerely an axiom… 

Kuzuryuu é a única pessoa sem álibi durante a festa... E por isso ele é o culpado?




Depoimento da Nanami >>> Significa que você não tem álibi





ISSO ESTÁ ERRADO! 



Trial 15 (raw) (Youtube via Polsy) 
Trial 15 (sub) (Youtube via Polsy) 



 Não, o Kuzuryuu tinha um álibi. Não é mesmo, Nanami? 



 Um… Oh, é verdade. 



… Huh? Por que você está aqui, Kuzuryuu-kun? 
E-eu podia te perguntar o mesmo… Por que diabos você está aí sozinha…? 
Estou de guarda. Estou mantendo o Monokuma fora da festa. 
Heh… Deve ser um saco… 



 Eu vi o Kuzuryuu-kun depois que a festa já tinha começado, então ele não poderia ter se escondido sob o chão desde o início da festa.



 Por que você não disse antes, sua retardada



 Por que você não falou? E por que você estava rodeando a cabana, hein



 C-cala a boca… 



 Talvez tenha uma passagem secreta do lado de fora para o espaço, e ele estava procurando por ela… 



 … Cala a porra da boca, cuzão!! 



 Yaaaaaa!! 



 Waaah! Ele está feliz por ser ofendido?! 



 Não… O espaço não pode ser acessado por fora. Com o auxílio de um resiliente, confirmei isso antes… 



 Então, alguém chegou mesmo ao espaço pela sala de depósito durante a festa? 



 Provaelmente não foi apenas durante a festa... Mas durante o blecaute… 



 Ah… Se alguém desaparecesse durante o blecaute, não é tão estranho não termos notado.



 Mas, andar do salão à sala de depósito no escuro é como tentar fazer Ovos Beneditinos sem ovos!



 Ele está certo... Eu sequer pude achar o escritório, que é bem ao lado do salão… 



 ………… 
 Mas, é mesmo impossível? 
 Eu acho que devemos explorar essa possibilidade um pouco mais… 



 Naquele escuro? É definitivamente ir à sala de depósito! 



Mas… Algo está definitivamente errado aqui. Eu sinto que estamos deixando algo de lado...

Eu tenho que descobrir o que é, e então, de novo 



 De algum jeito... Parece que estamos chegando a um desfecho… 



 O culpado e os inocentes... Vamos descobrir em breve qual das esperanças é superior. 

Phase 11 (raw) (Youtube via Polsy) 
Phase 11 (sub) (Youtube via Polsy) 



COMEÇO DA DISCUSSÃO 



Balas de Evidência: Lista de Equipamentos de Cozinha / Nota de Aviso do Crime / Caixa de Duralumínio / Comida de Festa / Porta Corta-Fogo



O corredor estava completamente escuro durante a falta de energia, certo?



Ir até a sala de depósito nessas condições… 



É como uma tigela de kaisendon sem peixe! 
Isso nem soa tão ruim! 



Será, será que é realmente impossível? 



Talvez usaram um cabo, como o Komaeda fez? 
Um cabo...? 
Isso deve ser fácil de esconder… 



Talvez eles tinham seus próprios óculos de visão noturna
Mas, mesmo que tivessem…
… O Togami teria confiscado, não é? 



Isso é irritante, então vou usar a intuição… 



Eles usaram uma luz. Isso ajudaria, né? 
Isso... Isso foi uma piada…? 



É impossível, então… 

O jeito como o culpado se moveu pela escuridão... Deve ser uma dessas opções…

… E eu acho que posso provar qual é!
 





Lista de Equipamentos de Cozinha >>> Eles usaram uma luz. Isso ajudaria, né?  





EU CONCORDO! 



Trial 16 (raw) (Youtube via Polsy) 
Trial 16 (sub) (Youtube via Polsy) 



 É isso! O culpado usou uma luz! 



 Oh! Eu estava certa?! 



 Mas, de onde tiraram a luz? 



 Ele tinha uma fonte de luz. Aqui, está escrito na lista de equipamento de cozinha.



Garfos x 20. Facas x 20. Colheres x 20. Espetos x 5. Frigideiras x 3. Garrafas de vinho x 20… 
Além disso, tem até uma grelha de churrasco e um fogão portátil. 
Uma grelha e um fogão portátil... Eu os encontrei na estante ali.
Parecem estar em excelentes condições. Podem ser usados. 



 … É o fogão portátil. 



 F-fogão portátil?! 



 Você pode ligar um fogão portátil mesmo sem eletricidade, e você pode carregá-lo por aí… 



 O culpado usou esse fogão portátil, e foi pelo corredor até a sala de depósito! 



 Entendo... O fogão portátil é uma explicação plausível, mas seu pensamento tem um furo.



… Eh? 



 Que tipo de furo é esse? Por favor nos fale tudinho. 



 Ah! E eu não quis dizer de uma maneira suja! Foi sem querer!



 Negar desse jeito só te deixa mais suspeito! 



 Então, Hinata-kun! Que tal um mano-a-mano comigo?! 



Você está errado. 





 … Estou pensando. Será que você conseguirá destruir meu contra-argumento? 



M-mano-a-mano…? Ele está... Se divertindo…? Isso é um jogo para ele? 



Merda! Eu não posso perder para alguém como ele! 

Phase 12 (raw) (Youtube via Polsy) 
Phase 12 (sub) (Youtube via Polsy) 



CONFRONTO DE CONTRA-ARGUMENTO INICIADO



Lâminas de Evidência: Porta Corta-Fogo / Lista de Equipamentos de Cozinha / Óculos de Visão Noturna ? Toalha de Mesa na Sala de Depósito / Comida de Festa



Você esqueceu do depoimento do Souda-kun de antes?



Ele disse que não encontrou o escritório. 



Mas a luz do fogão portátil que você diz ter sido usado...



… Contradiria esse depoimento. 



Ou talvez, você quer dizer que duvida da história inteira do Souda-kun? 



DESENVOLVIMENTO



Eu não tenho porque duvidar da história do Souda! 



O que você está tentando dizer…?! 



Se o Souda-kun não conseguiu achar o escritório… 



Isso significa que os corredores estavam completamente escuros, não é? 



Mas... Se alguém usou luz naquele breu de corredor… 



Ele teria sido visto pelo Souda-kun, não teria? 



Digo, ele estava procurando por um tempo. 

Ele está certo - Se alguém usasse luz naquele corredor, seria notado.

Nesse caso... O culpado achou um jeito de usar luz sem chamar a atenção de Souda… 



Porta Corta-Fogo >>> Ele teria sido visto pelo Souda-kun, não teria? 







CORTAREI ESSA ALEGAÇÃO EM PEDAÇOS!



Trial 17 (raw) (Youtube via Polsy) 
Trial 17 (sub) (Youtube via Polsy) 



 Komaeda… Você esqueceu? Ou está só fingindo? 



 … Eh? Do que você está falando? 



 Havia uma "parede" que podia bloquear a luz naquele corredor.



 … As portas corta-fogo.



 Se alguém as fechasse, poderia fazer uma parede perfeita bloqueando o corredor. 
 E isso não é tudo... Logo após as portas, o corredor faz uma volta aguda… 
 … Então, mesmo que você deixasse uma brecha... Assim que você virasse o canto, estaria fora de vista. 



 Entendo. Então você notou as portas corta-fogo. Como esperado do... Alguma coisa... de Nível Super Colegial.



 Opa… Você ainda não lembra do próprio talento, não é mesmo? 



 I-isso não importa agora…! 



 Komaeda. Qual o significado disto? Você está se esforçando demais para algué que não é o culpado. 



 Você não tem que falar num tom tão assustador. Quando estiver com raiva, lembre-se: respire fundo! 



 Você vai calar a porra da boca algum dia?! Ou você precisa de ajuda pra isso?! 



 Ei! Eu não me importo de que briguem, mas não permito brigas violentas no meio do tribunal! 



 E decidam logo um culpado. Sabe, fica entediante... Talvez eu deva colocar um limite de tempo… 



 Tudo bem… Então. Hora de passar a vez, não é? 



 P-passar a vez? 



 É hora do verdadeiro culpado, não um falso como eu, aparecer!



 Kh… Eu diria que você é o culpado mesmo



 Se é isso o que pensa, eu não me importo. 



 Vou aceitar qualquer decisão que vocês fizerem, contanto que seja uma que todos vocês de Nível Super Colegial decidiram juntos. 



 ………… 



“O verdadeiro culpado”… Ele está dizendo que é hora de indicá-lo...
Eu realmente não quero acusar ninguém... Não quero, mas...

Mas... Eu não tenho escolha, tenho?



Ele usou portas corta-fogo para bloqear o corredor, e foi pela escuridão com o fogão portátil...
Então, ele entrou no espaço sob as tábuas, usou tinta que brilha no escuro como uma marca e esfaqueou Togami até a morte.

Se é isso que aconteceu... Se o culpado fez tudo isso...



… Então tem apenas uma pessoa que poderia tê-lo feitot!



APONTE UM SUSPEITO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário